tr?id=519408508468895&ev=PageView&noscript=1 - Exercícios para aprender a tocar violão

Exercícios para aprender a tocar violão

Exercícios para aprender a tocar violão

A melhor maneira de se dar bem com o violão é aprendendo exercícios para aprender a tocar violão. Certamente, muitos iniciantes pulam a parte dos exercícios e passam diretamente para as cifras retiradas da internet.

De fato, se você está acostumado a tocar violão sem aprender exercícios e sem aprender a teoria musical aplicada no instrumento está errando. Portanto, neste texto completo você vai aprender a importância dos exercícios no violão.

Aprenda exercícios para tocar violão com facilidade

Existem diversos exercícios que facilitam o aprendizado no violão e você deve aprender alguns. Por exemplo, quem está iniciando o estudo do violão deve fazer exercícios para desenvolver a coordenação motora e conhecer o instrumento.

Já violonistas intermediários precisam estar cada vez mais avançando no estudo de novos exercícios. Praticar escalas com o auxílio de um metrônomo é essencial para conseguir mais agilidade até mesmo para fazer solos no violão.

Exercícios para a mão esquerda

Um exercício muito utilizado para a mão esquerda é o de abertura dos dedos. O exercício é feito de forma simples, você pode pegar o dedo número um e apertar na primeira corda e primeira casa no braço do violão e de e usar o dedo quatro para alcançar a casa mais longe na merca corda.

Um outro que não pode ficar de fora da nossa seleção de exercícios para aprender a tocar violão é o seguinte:

exercicios para mao esquerda min - Exercícios para aprender a tocar violão

Basta ler a tablatura e executar o exercício com a mão esquerda. Recomendo que você utilize um metrônomo para contar o tempo, assim, você pode começar treinando lentamente e com o tempo pode ir aumentando a velocidade do exercício.

Para quem não sabe ler tablatura o processo é simples, basta imaginar o braço do violão virado para você.  Com o nome de cada corda você pode identificar onde apertar no braço do violão, por exemplo, a linha de cima representa a corda mi aguda e você vai usar o dedo um na primeira casa, dedo dois na segunda casa e dedo três na terceira.

Portanto, seguindo essa regra você vai conseguir tocar todo o exercício para a mão esquerda no violão. Quanto mais você treinar mais profissional vai ficar.

Exercícios para a mão direita

Já os exercícios de mão direita podem ser dedilhados ou batidos e são essenciais para o aprendizado do instrumento. Alguns estudantes acreditam que não precisam treinar a mão direita, pois, o foco deles está em fazer solos e escalas.

No entanto, fazer uma boa base no violão é o primeiro passo para tocar ótimos solos e até migrar para o estudo do violão Fingestyle. Portanto, aprenda a exercitar a mão direita e execute ritmos com qualidade.

Veja esses exercícios:

O primeiro exercício para a mão direita é para batidas e é bem fácil de ser tocado no violão.

treinamento mao direita violao min - Exercícios para aprender a tocar violão

Esse exercício pode ser feito com os dedos da mão direita do violonista ou com a palheta. No estudo da guitarra ele é conhecido como palhetada alternada, mas não esqueça que existem diversas variações.

Certamente, se você praticar esse exercício todos os dias vai ter uma mão direita bem treinada para tocar vários estilos musicais.

Veja um exercício de dedilhado:   P        I       M      A    I    M     I

Lembrando que as letras são as iniciais dos nomes dos dedos da mão direita do violonista. O (P) Polegar vai tocar as 3 cordas bordões o (I) Indicadores a terceira corda, o (M) Médio a segunda corda e o (A) Anelar a primeira corda do violão.

Uma técnica que você pode usar para dedilhar como um profissional é a técnica de posicionar cada dedo em sua corda e não tirar a mão para longe do instrumento.

Ganhando agilidade no aprendizado do violão

Os exercícios para aprender a tocar violão são indispensáveis, mas não adianta começar com agilidade e ficar errando sempre.  Se você é um iniciante ou nunca viu os exercícios mostrados aqui é melhor começar a praticar lentamente.

Se você criar o hábito de treinar 15 minutos por dia de cada exercício vai ficar um violonista de primeira qualidade em pouco tempo. No entanto, é preciso respeitar o tempo de aprendizado e não desistir.

Para ganhar agilidade na digitação das notas no violão e na mão direita ao executar ritmos você precisará de um metrônomo. Com o metrônomo você pode usar os compassos para definir o tempo que deseja tocar, assim, vai se tornar um músico mais completo.

A cada semana você pode ir aumentando a pulsação e velocidade que está tocando. Porém, se você quiser começar rápido pode sofrer uma frustração e pensar em desistir de tocar violão. De fato, é isso que acontece com várias pessoas.

Espero que esse conteúdo tenha ajudado você, agora vá praticar os exercícios para aprender a tocar violão. Compartilhe este artigo para ajudar mais iniciantes do violão. 

Cadastre-se e junte-se a nós!

Tenha novidade em primeira mão! Seja o primeiro de todos a saber !

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Rodrigo
Rodrigo

" Deus deu para todos os homens as notas musicais, mas só para alguns o dom de transformá-las em músicas. "

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *