tr?id=519408508468895&ev=PageView&noscript=1 - Como Tirar músicas de Ouvido no Violão - Descubra Hoje

Como Tirar músicas de Ouvido no Violão – Descubra Hoje

Como Tirar músicas de Ouvido no Violão – Descubra Hoje

Está aí um desejo de todo violonista, tirar músicas de ouvido no violão, um desejo que pode ser realidade! Entretanto, para tornar esse desejo ou sonho em uma realidade é preciso aprender algumas técnicas da teoria musical que são indispensáveis.

Se você aprender essas técnicas vai conseguir tirar qualquer música de ouvido no violão. Aliás, você vai conseguir acompanhar qualquer música apenas sabendo o tom dela.

Quer aprender a tirar músicas de ouvido no violão e parar de ficar prezo em cifras? Continue lendo o conteúdo até o fim e coloque em prática todas as exigências.

Escola Núcleo das Artes Clique aqui e saiba mais

Melhor maneira de tirar músicas de ouvido no violão

A melhor maneira de ticar músicas de ouvido no violão é aprendendo teoria musical e não há dúvidas disso. Infelizmente, a maioria dos violonistas amadores de hoje não querem estudar teoria musical e, por esta razão, não saem das cifras.

Vou listar o que você precisa aprender para tirar músicas de ouvido. No entanto, você precisa aprender de verdade, não basta ler e achar que vai conseguir de uma noite para o dia. Veja a lista:

Seguindo os três passos que acabei de falar, você vai conseguir tirar músicas de ouvido no violão. Algumas pessoas conseguem tirar músicas mesmo sem dominar essas técnicas, mas isso é uma exceção porque existem pessoas de ouvido absoluto que conseguem ouvir mais.

Mas não basta conseguir ouvir, pois, é preciso saber fazer os acordes e tocar notas de uma por uma no violão. Porém, não se desespere porque você pode conseguir ser um grande violonista e tirar músicas de ouvido.

Aprendendo o campo harmônico

O campo harmônico é uma sequência de acordes que são usados em todas as músicas, por exemplo, se a música foi escrita em TOM de Dó (C) você vai usar a sequência harmônica de Dó maior. Portanto, existem uma fórmula para tocar quaisquer músicas que existem na face da terra.

Depois de aprender e decorar todos os campos harmônicos, não só decorar a teoria como executar todos os acordes, você vai ouvir as músicas e tirar as notas de ouvido.

Veja o campo harmônico maior:

campo harmônico do violão

Esse é o campo harmônico maior de todas as tonalidades, mas existem outros campos menores. Você pode começar a aprendendo este campo harmônico. Portanto, treine todos os acordes na prática.

Recomendo que você use um ritmo simples ou um dedilhado para ir se familiarizando com os sons dos acordes. Quanto mais praticar mais rápido conseguirá tirar músicas de ouvido no violão.

Aprendendo escalas e seus graus

As escalas são indispensáveis para qualquer violonista que deseja tirar músicas de ouvido. No entanto, a maioria dos violonistas amadores estão negligenciando o estudo das escalas, mas se você quer ser diferente ainda dá tempo. Comece a aprender primeiramente a escala maior que também é conhecida como escala diatônica.

Toda escala diatônica é forma pela sequência a seguir:  Tom, Tom, Semitom, Tom, Tom, Tom, Semitom. Veja a escala diatônica:

escala de sol no violão

Sendo assim, você pode usar a regra no braço do violão de que cada casa é um semitom e cada duas casas é um tom. Veja o exemplo da escala de Sol e construa todas as outras em seu caderno de estudos de violão. Usando a fórmula dos Tons e graus você consegue montar todas as escalas maiores.

Veja mais um exemplo de como tocar a escala de SOL maior:

exemplos de escala de sol maior no violão

Certamente, saber as escalas é um passo importante para tirar músicas de ouvido. Aliás, ouvindo a sequência de acordes que cada música usa você pode acompanhar elas, se souber as escalas e campo harmônicos.

Tire músicas de ouvido

tirar músicas de ouvido

Agora que você já sabe tudo o que é preciso para tirar músicas de ouvido no violão, basta aprender! De fato, seguindo todas as dicas desta nossa aula você vai tocar músicas de ouvido e impressionar cada vez mais.

A melhor maneira de tirar músicas de ouvido é ouvindo cada música e acompanhando com o violão. Você começa descobrindo qual a tonalidade da música, se a música estiver em sol maior você pode usar o campo harmônico de Sol para tocar ela.

Desta maneira, você pode tocar todas as músicas de ouvido porque cada música respeita seu campo harmônico e sua escala. Portanto, quem domina o aprendizado das escalas e campo harmônico se torna ótimo violonista.

Qual a sua dúvida? Pergunte aqui abaixo e vou responder o mais rápido possível!

Cadastre-se e junte-se a nós!

Tenha novidade em primeira mão! Seja o primeiro de todos a saber !

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Rodrigo
Rodrigo

" Deus deu para todos os homens as notas musicais, mas só para alguns o dom de transformá-las em músicas. "

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *